Projovem homenageia o escritor mais ilustre da cidade com dança, música e cordel
Os coletivos das zonas Norte e Sul abrilhantaram o evento com apresentações de dança, figurino, música e leitura de cordel inspirados nos livros do escritor. O evento contou com a presença dos familiares dos adolescentes. Segundo a coordenadora do serviço, Aleide Amorim, as atividades do programa são voltadas para a cultura, cidadania e esportes, proporcionando a esses jovens oportunidades que eles poderiam não ter, caso estivessem fora do programa. Ainda segundo ela a participação da família é muito importante para a auto estima desses jovens.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
Durante o evento também foram entregues cerca de 900 novas fardas para os adolescentes do programa. As fardas foram recebidas pelos pais. Para permanecer no espaço de convivência é preciso que o adolescente respeite as regras estabelecidas pelo orientador social e utilizar a farda é uma delas. Outras regras como respeitar o espaço, os colegas e o orientador também fazem parte das orientações a serem seguidas.
O secretário da pasta, Ari Silva, salientou que a presença da família neste evento confirma que o Projovem que está presente nas comunidades serve como referência para que estas famílias acreditem no trabalho e competência do serviço oferecido.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.
A equipe do Projovem Adolescente de Ilhéus realizou, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, no Teatro Municipal, a primeira edição do “Jovens Amados por Jorge”, evento que homenageou o escritor Jorge Amado e suas obras.